ARTIGO AAMED – QUAL É A IMPORTÂNCIA DO TESTE DE FUNÇÃO PULMONAR?
Entenda a importância da Prova de Função Pulmonar
A Prova de Função Pulmonar é caracterizada como uma técnica que avalia o desempenho respiratório do ser humano, realizando medições específicas, que determinam o nível de gravidade de doenças respiratórias e obstrutivas, além de fazer um mapeamento sobre a eficiência de determinados tratamentos e seus efeitos. Geralmente, a Prova de Função Pulmonar é classificada em duas modalidades: Clínica e Ocupacional. A seguir falaremos mais sobre cada uma delas, confira!
Ocupacional
Como a própria nomenclatura indica, a Prova de Função Pulmonar Ocupacional é indicada para avaliar as condições respiratórias de trabalhadores, especialmente aqueles que atuam em ambientes insalubres para o sistema respiratório, ou seja, que contêm excesso de poluição, poeiras ou presença de substâncias químicas. A médio e curto prazo, ambientes que possuem essas condições podem facilitar o desenvolvimento de doenças respiratórias, por isso é dever da organização monitorar e proporcionar os cuidados e melhorias necessários para que o trabalhador possa exercer suas atividades em segurança.
Além disso, é a partir desse tipo de avaliação que as empresas também podem readequar suas atividades e ambientes laborais para prevenir quaisquer riscos, até mesmo realocando alguns colaboradores para que não adoeçam devido a qualquer variável.
Clínica
Já a Prova de Função Pulmonar Clínica tem como foco principal qualquer questão que envolva a saúde dos pulmões e do aparelho respiratório como um todo, ou seja, é indicada para investigar sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito e dificuldade de respirar, assim como acompanhar a evolução de doenças respiratórias já diagnosticadas.
Resumidamente, a Espirometria, como também é conhecida a Prova de Função Pulmonar Clínica, ao determinar se o volume de ar inspirado é suficiente no organismo do paciente ou se existe algum fator problemático na respiração, paralelamente identifica uma série de doenças, entre as principais: Asma, Pneumonia, Enfisema, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Bronquite e até Alergias provocadas por medicamentos.
É por meio desses resultados que o médico especialista se baseia para determinar o tratamento e analisar se ele é o método mais adequado para o caso clínico específico, certificando-se sobre o efeito das medicações e se há necessidade de intervenções mais invasivas.
Mas não para por aí!
A Prova de Função Pulmonar Clínica ainda pode avaliar os efeitos do tabagismo com intuito de evitar o surgimento ou agravamento de patologias, como a DPOC; ter finalidades periciais; possibilitar a avaliação de risco cirúrgico respiratório, bem como monitorar a evolução da capacidade respiratória de atletas, principalmente daqueles expostos a grandes altitudes e profundidades.
Como escolher o melhor equipamento para realizar a Prova de Função Pulmonar?
Adquirir o Aparelho de Espirometria mais adequado e moderno para as necessidades profissionais pode ser um desafio, por isso, abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar a entender algumas particularidades e chamar atenção para alguns pontos. Confira a seguir:
Necessidade Profissional
Existem equipamentos de mesa, que são fixos e conectados a um computador, e os portáteis, que são móveis e podem ser usados em qualquer notebook. Portanto, os primeiros são mais adequados para profissionais que trabalham em clínicas, consultórios e hospitais, recebendo pacientes regularmente. A segunda opção, por sua vez, atende profissionais que se deslocam com frequência para atender pacientes em empresas ou em domicílio.
Tecnologia
Após mapear suas necessidades profissionais, certifique-se sobre a categoria do aparelho, pois há diferenças, ou sejam, alguns funcionam por meio de deslocamento de volume e outros são baseados em sensores de fluxo, que normalmente são mais utilizados por serem computadorizado e garantir testes mais eficientes, rápidos e assertivos.
Certificação
Para muitos as certificações de determinados aparelhos são dispensáveis, mas não é o caso dos Espirômetros. Por ser um equipamento relacionado à saúde, ele precisa ter registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e atender os requisitos da ATS (American Thoracic Society), visto que são essas características que atestam sua segurança, qualidade e regularidade.
Qualidade e Custo-benefício
Além das certificações que citamos, assegure-se de que as opções disponíveis ofereçam custo-benefício, qualidade, eficiência, durabilidade e tecnologia. Estes são requisitos indispensáveis para garantir resultados positivos aos seus testes.
Assistência
Os Espirômetros precisam ser calibrados e atualizados de forma contínua, por isso optar por uma empresa que ofereça uma assistência personalizada, completa e qualificada é fundamental para que a compra seja realmente vantajosa. Conheça a Linha de Pneumologia e Fisioterapia Respiratória da AAMED A AAMED trabalha com uma linha completa voltada para a realização do TECP. Entre os principais equipamentos estão:
Quark PFT
Atualmente é considerado o equipamento mais inovador do mercado para testes e diagnóstico de função pulmonar, pois garante mais precisão e é até mesmo superior aos critérios da ATS e ERS. O Quark PFT oferece calibrações automatizadas e mostra advertências e mensagens para evitar erros e simplificar os procedimentos do teste.
Q-Box – Cabine Pletismográfica
A pletismografia ou prova de função pulmonar completa, é uma ferramenta imprescindível para a avaliação completa e precisa do pulmão, porque além de fazer a parte da espirometria (ou prova de função simples), também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação.
Quark CPET
O analisador de O2 e CO2 da Quark CPET é um dos instrumentos de medição da taxa respiratória mais inovadores do mercado e sabe por quê? Porque desde a sua fabricação ele utiliza uma tecnologia de última geração e materiais de qualidade.
O equipamento possui ECG Integrado de 12 derivações, que garantem a precisão da coleta e análise de dados, bem como uma exclusiva câmara de mistura, adequada para as faixas de fluxo de ventilação muito altas ou muito baixas.
Ventilômetro Wright Mark 8
O Ventilômetro Wright Mark 8 hoje em dia figura como um dos instrumentos mais modernos no mercado para a medição de volume corrente e minuto para pacientes de respiração espontânea e de ventilação assistida. Além de possuir mostradores atualizados e de fácil leitura, os usuários deste equipamento têm a conveniência dos botões liga/desliga e controle reprogramar.
Lembrando que o Ventilômetro Wright Mark 8 ainda realiza o desmame no ambiente de UTI, possibilitando a troca segura da respiração assistida para a respiração espontânea.
MicroQuark
É um espirômetro para computador de simples instalação via USB, desenvolvido para visualização rápida e fácil dos processos. Com ele é possível executar FVC, SVC, MVV e PRE-POST Bronco-Desafio com apenas um clique. Além disso, é ideal para aplicações clínicas ou saúde ocupacional.
Referência
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/prova-funcao-pulmonar#:~:text=O%20exame% 20de%20prova%20de,identificar%20uma%20s%C3%A9rie%20de%20doen%C3%A7a sTestes de Função Pulmonar – Projeto Diretrizes – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Resolução CFM No 1.821/07 – Aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes.
Conheça a linha completa aqui!