Crioablação: saiba como funciona a técnica menos invasiva
Para o tratamento de pequenos tumores
Você já ouviu falar em Crioablação e nos seus benefícios? Caso essa palavra ainda seja nova para você ou ainda deixa dúvidas, você está no lugar certo! Continue lendo para entender.
Imagine se livrar de um tumor através de agulhas. Essa possibilidade já existe e pode ser usada em diversos cenários. Trata-se da Crioablação guiada por imagem, um método minimamente invasivo indicado, principalmente, para o tratamento de pequenos tumores e também para tratamentos paliativos.
A técnica começou a ser utilizada amplamente na medicina a partir do ano 2000, sendo inicialmente introduzida em Hospitais Americanos e Europeus e ganhando o mundo depois. No Brasil, a Crioablação tem sido empregada em tratamentos, bem como estudada há aproximadamente 10 anos.
Agora você, provavelmente, deve estar se perguntando esta técnica funciona, certo?
A Crioablação consiste na inserção de um “probe”, que é uma espécie de sonda semelhante a uma agulha fina, através da pele do paciente. Não é realizado nenhum corte para guiar esta inserção, que é feita de forma segura, não invasiva e em tempo real.
Para guiar esse “probe” são utilizados métodos de imagem como tomografia computadorizada ou aparelhos de ultrassom de alta tecnologia, equipados com softwares de fusão de imagens. Em seguida, com o “probe” posicionado no interior do tumor, é feito seu congelamento a temperaturas que podem chegar de 140°C a – 150°C.
De uma forma prática, todo o tumor é envolvido em uma espécie de “bola de gelo”, fazendo com que cristais de gelo intra e extracelulares sejam formados para promover a destruição das células tumorais.
Principais Aplicações
Aqui no Brasil, a área de Oncologia de alguns hospitais utiliza a Crioablação para tratar tumores renais, tumores primários, metástases pulmonares, tumores hepáticos e ósseos, além do tratamento paliativo ou controle de dor em pacientes com tumores primários ou metástases ósseas, inclusive para pacientes que não apresentam melhora da dor oncológica com tratamento clínico medicamentoso exclusivo ou associado à radioterapia.
Benefícios relacionados à Crioablação
- É um método com baixa taxa de complicações;
- É seguro, eficaz e apresenta baixa de morbidade;
- Possui um pós-operatório que gera pouca dor ao paciente, muitas vezes o paciente nem apresenta dor;
- Por tratar a lesão tumoral de forma “direcionada”, consegue preservar a função do órgão-alvo tratado de forma quase completa ou com mínima perda funcional;
- Em mais de 95% das situações clínicas as quais o método se aplica, não há necessidade de o paciente ficar na UTI no pós-operatório;
- O paciente permanece pouco tempo internado e tem rápida recuperação.
Produtos de Crioablação
Sistema de Congelamento Cirúrgico CRYOCARE CS
O Sistema Cirúrgico CRYOCARE CS possibilita o congelamento de tecidos em áreas externas ou intracorpóreas com extrema precisão através de seus CryoProbes (agulhas que congelam). O congelamento é monitorado e o tecido periférico ao congelado é monitorado por TempProbes (sensores de temperatura).
O CRYOCARE CS ainda conta com:
- Tela plana de alta resolução de 20” basculante;
- Impressora de vídeo para as imagens e informações dos pacientes;
- Sistema de armazenamento e gravação de dados CD-R/W;
- Teclado alfanumérico;
- Console remoto;
- Sistema de aquecimento uretral composto por bomba cicladora e aquecedor de cateter;
- Ultrassom integrado.
Este sistema é indicado para uso em técnicas cirúrgicas: abertas, laparoscópica e minimamente Invasivas guiadas por Tomografia Computadorizada; em áreas cirúrgicas em geral principalmente em Urologia, Oncologia, Ginecologia, Neurologia, Dermatologia, Proctologia, Cirurgias Pulmonares e Torácicas.
Além disso, é designado para congelar tecidos através da aplicação do frio extremo, principalmente na Próstata, Rins, Metástases de Fígado, Pulmão, Ossos, Lesões de Pele e Verrugas.
Sistema de Congelamento Cirúrgico CRYOCARE SL
O Sistema Cirúrgico CRYOCARE SL, por sua vez, conta com a mesma qualidade e eficiência do CRYOCARE CS e basicamente possui as mesmas indicações de uso, mas em uma versão simplificada especificamente concebida para aplicação percutânea.
O CRYOCARE SL conta com:
- Tela plana de alta resolução de 19” basculante;
- Sistema de armazenamento e gravação de dados CD-R/W;
- Teclado alfanumérico;
- Console remoto;
- Sistema de aquecimento uretral composto por bomba cicladora e aquecedor de ' cateter.
Ainda tem dúvidas sobre os Sistemas de Crioablação Comercializados pela AAMED? Entre em contato com a nossa equipe!